
Uma pesquisa apresentada no Congresso Europeu sobre Obesidade (ECO 2025) indica que o colágeno pode ser um suplemento seguro e eficaz para quem busca perder peso.
No estudo, pessoas com sobrepeso ou obesidade que consumiram barras de proteína enriquecidas com colágeno perderam o dobro do peso em relação a um grupo que não utilizou o suplemento. Além disso, houve redução significativa na pressão arterial, circunferência da cintura e melhorias na saúde do fígado e massa muscular.
- Qual a Lua de hoje, 27 de maio de 2025?
- Exercícios em jejum: existe benefício, quais os riscos e quem não deve fazer
- Um pedaço da Finlândia encravado no sul do Rio de Janeiro
- 5 lugares românticos para viajar em São Paulo mais baratos do que parecem
Como funcionou o estudo
Participaram 64 adultos, entre 20 e 65 anos, que seguiram orientações alimentares baseadas na dieta mediterrânea. Metade deles consumiu diariamente barras com 10 g de colágeno antes do almoço e jantar.
O colágeno, proveniente de vacas, tem a capacidade de absorver água no estômago, aumentando seu volume e promovendo maior sensação de saciedade.
Resultados
Após 12 semanas, o grupo que consumiu colágeno perdeu em média 3 kg, enquanto o grupo de controle perdeu 1,5 kg. A pressão arterial sistólica caiu 8 mm Hg no grupo do colágeno, e a circunferência da cintura diminuiu mais significativamente. A massa muscular também aumentou nesse grupo, indicando que a perda de peso não ocorreu às custas da massa magra.
Os participantes relataram menos fome e mais saciedade, o que pode explicar a redução espontânea do consumo calórico. Além disso, o suplemento foi bem aceito em termos de sabor e não causou efeitos colaterais.

Benefícios adicionais e perspectivas
O estudo sugere que o colágeno pode contribuir para o ganho muscular e alterar positivamente a microbiota intestinal, ajudando no controle do apetite e no metabolismo.
Especialistas ressaltam que esta é uma abordagem acessível, segura e com potencial para ser integrada a planos alimentares equilibrados, como a dieta mediterrânea.
Antes de iniciar qualquer suplementação ou plano para emagrecimento, é fundamental consultar um profissional de saúde.
source https://catracalivre.com.br/saude-bem-estar/como-o-colageno-pode-contribuir-para-a-perda-de-peso-segundo-estudo/ Obrigado pela visita